Primeiro: bonita por dentro !

Olá, para começar a semana bem vamos falar (em nossa série sobre alimentação saudável) de uma folha verdinha que eu particularmente adoro, a rúcula. Desde criança nossos pais nos ensinam que devemos comer salada porque faz bem para o corpo, para o nosso intestino funcionar direitinho, etc, e é verdade, não? Quando os especialistas em alimentos montam o prato perfeito sempre contém, simplificando, arroz, feijão, uma carne e, salada, sim um prato colorido, lembram? Nossos pais tinham razão, como sempre, rs.
As verduras em geral agregam muito valor à nossa alimentação, tem gente que acha que não, mas agregam, vejam.
Segundo a nutricionista Patrícia Bertolucci para o site Minha Vida, as folhas fornecem: vitaminas, minerais e outros componentes bioativos, alto teor de água que hidratam o corpo, diminuem a absorção da gordura dos alimentos e o índice glicêmico da refeição, são ricas também em fibras que ajudam no funcionamento do intestino.
A rúcula em específico, que é membro da família do brócolis, do repolho e outros vegetais crucíferos é fonte de betacaroteno, vitamina C, vitamina K e minerais como o potássio, ferro, manganês, magnésio, zinco e cobre, que também fazem bem para os ossos. Apresenta ainda propriedades digestivas, diuréticas e é reconhecida como um forte alimento contra o câncer, pois apresentam fitoquímicos que ajudam a livrar o nosso corpo de toxinas e substâncias cancerígenas. De acordo com o site Dicas de Saúde ajuda ainda a prevenir a degeneração macular e a catarata. 
São muitos benefícios minha gente e cada vez se descobre mais, então porque não experimentar, mal não vai fazer. Mas lembre-se de maneirar no sal e nos molhos gordurosos, ok?!
A recomendação dos especialistas é comer o alimento cru, porque o cozimento elimina uma parte dos nutrientes. Mas se esse for o motivo para não comer, se arrisque, faça purês, massas, molhos, o famoso suco verde (detox), invente. E se essa folhinha não agrada seu paladar, pois ela tem um gosto bem particular, escolha outra como alface, acelga, o próprio brócolis, repolho junto de outros legumes para deixar seu prato digno de MasterChef, rs.

Olhem que legal essas informações
do Blog da Mimis -
blogdamimis.com.br

Espero que tenham gostado do post, se você tem algo a dizer, deixe seu comentário. Um beijo e até o próximo. 

  

Comentários

Postagens mais visitadas