Primeiro: bonita por dentro !

Olá, na série sobre alimentação saudável de hoje vamos falar sobre ter uma hortinha em casa, como é simples e muito eficiente.
Sabemos que muitos legumes e verduras que compramos, possuem agrotóxicos e que, apesar de 'cuidar' dos vegetais agridem nossa saúde. A nutricionista Cintia Azeredo em entrevista ao site GNT diz que, até mesmo os temperos quando industrializados, perdem seu poder vital e ainda podem prejudicar a saúde em função do alto teor de sódio e de conservantes.
Portanto, plantá-los em casa seria uma boa pedida, não? Aa Patrícia, mas é complicado, tenho pouco espaço, não cresce... . E uma hortinha de ervas, para temperar sua comidinha ou preparar um chá relaxante?! Dizem também que o tomate cereja, aquele pequeno e meio doce, pega fácil, que tal tentar, vai que dá certo!
Especiarias que você mais conhece, gosta e usa normalmente como: salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim, sálvia, tomilho, hortelã, camomila, entre outros, sem precisar sair de casa para comprar, mas claro, precisam de cuidados. Na internet tem várias dicas de como fazer uma hortinha pequena em garrafas pet, telha, vasinhos, caixas, potes, uma infinidade.
De acordo com a nutróloga Alice Amaral, também ao GNT, ervas como manjericão, tomilho, alecrim possuem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, e os chás que são calmantes como a camomila que te ajudam a relaxar ao final de um dia estressante.
Eu tinha uma mini-horta na parede da minha varanda com, pimenta vermelha, alecrim (esse é meio difícil de pegar, dizem que precisa de espaço e sol), salsinha, manjericão e hortelã, mas com isso eu sou meio desatenta e algumas morreram, :( porém o Hortelã continua lá, guerreiro, lindo, cheiroso, rs.
Algumas folhas e seus benefícios:

A Salsinha
+ cebolinha = cheiro verde;
Protetora de danos hepáticos, antioxidante e diurética;
Rica em vitamina C e A;
Alivia o mau hálito;
Enriquece a pele;
Combate inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos e distúrbios menstruais.

O Alecrim
Tempero: pães e carnes (porco, peixe);
Digestivo;
Fungicida: indicado para candidíase de repetição;
Estimulante, vasodilatador, anti-séptico e anti-espasmódico.

Manjericão
Finalização de pratos;
Digestivo;
Alivia cólicas;
Diminui a formação de gases;
Atenua dores musculares.

Hortelã
Muito utilizado em pratos árabes;
Sobremesas, comida salgada, sucos ou chás;
Rico em vitamina A;
Efeito analgésico, antioxidante e relaxante;
Gargarejos para dor de garganta.

O Tomilho
Tempero: carnes, frango e peixe;
Ação antibacteriana, antifúngica e antioxidante.

Meu pé de hortelã, o filme ! rs

Lembrando que, não sou especialista na área e essas informações são baseadas em sites que gosto e também no que eu aprendi, claro, mas cada uma pode ter uma experiência diferente também, rs. Espero que tenham gostado do post, aproveite as dicas, deixe seu comentário, um beijo e até mais ! 

Comentários

Postagens mais visitadas