Primeiro, bonita por dentro !
Olá, o tema de hoje do blog vai ser um pouco diferente, vamos trocar ideias sobre o "grão da felicidade" mais conhecido como grão-de-bico. "Mas isso não tem nada a ver com o blog Patty"... porém eu acredito que, para estarmos lindas por fora temos que estar lindas por dentro então, vou dedicar um dia da semana para falar de coisas que fazem bem à nossa saúde, começando hoje. Deixe seu comentário ao final do post, para dizer o que achou dessa ideia e sua sugestão para a próxima pauta.
Semana passada vi, junto à minha cunhada (bjo Ca) uma chamada no site Uol sobre os benefícios do grão-de-bico e, como adoro a leguminosa mais o incentivo da cunhada, rs, resolvi falar sobre. Lembrando que, não sou nenhuma especialista na área, as informações contidas neste post serão com base em sites que conheço e confio e, na minha opinião sobre a semente claro, ok ?! rs
Minha história com a leguminosa é simples, minha cumadre (bjo Célia, haha) faz na casa dela em saladas, fica ótimo, e eu aprendi a comer e como até hoje, rs. Mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.
O grão-de-bico é uma semente, parecida com o feijão, a lentilha, a soja, e assim como estes, também têm seus benefícios. É a matéria prima do famoso Homus, pasta de origem árabe.
A semente possui ferro, fibras, proteínas, potássio, faz bem para o sistema cardiovascular, para o bom funcionamento do intestino, para as grávidas, para quem está de dieta ou simplesmente para quem quer uma refeição saudável.
Segundo o site Mulher e a nutróloga Dra. Marcella Garcez, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), o grão-de-bico tem efeito antioxidante e possui arginina, um aminoácido que melhora a imunidade.
Ainda segundo a especialista, o consumo frequente do grão pode ser interessante para quem tem depressão por causa do triptofano, principal substrato para sintetizar a serotonina, substância que gera sensação de bem-estar, daí o apelido carinhoso "grão da felicidade", segundo alguns profissionais.
Quando a mulher tem intenção de engravidar, os ginecologistas normalmente, recomendam ácido fólico, que são vitaminas, e o grão-de-bico possui esse componente que pode reforçar essa carga de vitaminas. Dra. Marcella Garcez diz ainda ao site Mulher que o ácido fólico é extremamente importante para fechar o tubo neural do feto, que ocorre entre os primeiros 20 e 25 dias de gestação. Isso aliado a uma alimentação saudável com vegetais, frutas, verduras, entre outros, para a mãe e o bebê. Ponto positivo para o grão-de-bico, rs.
Um alimento natural, fácil de ser encontrado e que pode ajudar muito, isso é demais! E não para por aí, a semente ainda possui pouco sódio e grande quantidade de potássio, ideal para os hipertensos e ainda para a grávidas, pela alta retenção de líquido na gravidez, pouco sódio impede esta condição, afirma a médica ao site.
Segundo uma matéria recente do site Diário da Região, aqui de Rio Preto, outro benefício a ser destacado é a presença dos hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e do câncer de cólon.
E como comer isso Patrícia?
Bom, eu compro aquelas caixinhas igual ao milho, ervilha, que vendem em supermercados, porque aqui em casa só eu como, mas acredito não ser tão natural e saudável como comprar a semente e cozinhar. Depois disso entra a sua criatividade, prepará-lo em saladas, patês, pasta para passar em pães, o próprio Homus, sopa, doces, muitas receitas internet a fora.
Foto: culinarista.com |
Espero que tenham gostado do post, se você tem algo a dizer sobre o tema, deixe seu comentário. Um beijo e até o próximo.
Dica super valiosa..."bora" se aventurar na cozinha e tratar da beleza de dentro para fora! ;)
ResponderExcluirCarla Rahal